Veja neste artigo como um escritório de contabilidade para dentistas pode ajudar seu consultório odontológico a crescer e economizar nos impostos.

Nem todos os profissionais com escritório de contabilidade em Goiânia têm o conhecimento específico em contabilidade para dentistas.

Diante disso, no momento de escolher um contador para o seu consultório é essencial verificar de, de fato, ele pode oferecer os serviços necessários para um atendimento de qualidade.

O que um escritório de contabilidade para dentistas faz?

Abertura de consultório

O escritório deve contar com um setor responsável por realizar todo o processo de abertura do consultório, ou seja, desde a emissão no CNPJ até a solicitação do alvará de funcionamento.

Atendimento

É fundamental que o contador possa oferecer um atendimento rápido e que seja capaz de explicar didaticamente para o cliente todas as informações técnicas com simplicidade.

Emissão de nota

O escritório ainda deve oferecer uma assessoria de qualidade sobre a emissão de notas fiscais.

Assessoria tributária

Um bom contador sabe que uma assessoria tributária permite que o cliente possa reduzir o pagamento de impostos de forma legal. Sendo assim, ele oferece um serviço de excelência, o que permite o consultório atuar de forma legal e ainda reduzir o pagamento de impostos desnecessários.

Consultoria financeira

Poucas pessoas sabem, mas um contador também pode realizar uma consultoria financeira estratégica. O serviço é fundamental para que o negócio possa prosperar.

Assessoria trabalhista

Um contador de qualidade ainda é capaz de oferecer uma assessoria e consultoria trabalhista que ajude o empreendedor a compreender o eSocial.

Por que contratar um escritório de contabilidade para dentistas?

Dentista é uma profissão respeitada e gratificante no que diz respeito à satisfação de ajudar os outros e à remuneração financeira. Para quem atua no ramo, o auge de uma carreira é abrir um consultório particular de sucesso.

Contudo, poucos entendem a importância da contabilidade para dentistas. O que eles deveriam saber é que nada prejudicará mais um consultório do que ter problemas de fluxo de caixa.

Erros simples de contabilidade podem causar um efeito cascata que resulta em sérios problemas financeiros. Os dentistas são especializados em seu ofício, mas poucos têm conhecimentos adequados para criar e manter um sistema preciso de contabilidade que lhes permita entender a verdadeira saúde financeira de seus negócios.

Alguns erros muito comuns entre os consultórios de odontologia:

Não saber a diferença entre fluxo de caixa e lucro

É comum que os profissionais não saibam ler relatórios financeiros. É comum que eles leiam os números do caixa e pensem que este é o dinheiro disponível. O problema é que o valor não representa o dinheiro disponível para compras. Como resultado, o dentista faz compras e recorre em taxas de cheque especial e encargos extras.

Não usar um plano de contas padrão do setor

É essencial que o dentista tenha um plano de contas, pois ele permite rastrear como o dinheiro é gasto ou recebido e para preparar os relatórios financeiros.  Ao definir um sistema contábil, contas especiais devem ser configuradas e rastreadas de acordo com os padrões da indústria odontológica.

No entanto, muitos dentistas usam um plano geral de contas por ter um contador inexperiente. O resultado disso é que os relatórios financeiros preparados não fornecem as informações necessárias para otimizar e ampliar a prática de maneira eficaz.

Não trabalhar com um contador experiente

Por fim, o erro mais grave é não contar com um contador especializado em odontologia. Ocorre que um profissional especializado permitirá uma visão precisa das condições financeiras da prática em todos os momentos. Ele oferecerá demonstrações financeiras que são preparados de acordo com os padrões da indústria odontológica.

Agora que você já sabe como um escritório de contabilidade em Goiânia especializado em contabilidade para dentistas pode te ajudar, o que acha de entrar em contato e receber um orçamento? Entre em contato com o nosso escritório!

Compartilhe!