Um bom empreendedor carrega consigo um punhado de boas ideias e uma boa dose de coragem. Mas até mesmo o mais entusiasmado dos empreendedores pode se sentir desanimado na hora de lidar com as burocracias para abrir CNPJ em Goiânia. 

Nesse caso, não desanime! Estamos aqui para te ajudar e descomplicar os trâmites burocráticos. Neste artigo, te explicaremos a importância de abrir um CNPJ e como fazer isso para sua empresa em Goiânia. 

Abrir o CNPJ em Goiânia é o primeiro passo para garantir que se a sua empresa atue dentro da legalidade 

cursos para empreendedores de Goiania - Abrir CNPJ em Goiânia: os principais passos estão aqui

Para que a sua empresa atue dentro da legalidade, o primeiro importante passo que o empreendedor deve tomar é abrir o seu CNPJ. Para realizar a abertura do seu CNPJ, você precisa fazer os seguintes trâmites: 

Natureza Jurídica

É hora de definir qual a natureza jurídica da sua empresa, para isso indicamos que o empreendedor procure a ajuda de um contador pois ele fará a ponderação de qual natureza jurídica melhor funciona para sua empresa.

O contador fará essa análise levando em conta ao menos três fatores: a estimativa de faturamento por mês, qual o nicho de atuação do seu negócio e se é um investimento em sociedade. 

A escolha da natureza jurídica da sua empresa é importante pois impacta diretamente em qual regime tributário o seu negócio irá funcionar e de que forma será tributado. 

Decida o nome da empresa 

O empreendedor precisa levar até três opções de nome para consulta na junta comercial de Goiânia. Dependendo da natureza jurídica que foi definida para a sua empresa ela será registrada como Firma individual, Denominação ou Razão Social.

Verifique a viabilidade com a prefeitura 

Leve o IPTU do lugar onde sua empresa irá atuar em Goiânia para que a prefeitura realize uma análise do local escolhido e defina se ele tem condições de receber as atividades do seu negócio.  

Emita o documento Básico de Entrada 

É hora de emitir o DBA (Documento Básico de Entrada), para isso você deve enviar os documentos necessários para a Receita Federal, é esse documento que será crucial para desenvolver o contrato social. 

Contrato social 

Já com o documento básico de entrada em mãos agora é hora desenvolver e registar o contrato social, que é o documento onde constará as obrigações e direitos da sua empresa. 

No contrato social deve constar qual o objetivo é a finalidade de empresa, que modo societário representa seu negócio, o interesse das partes e a definição das cotas. 

Agora com o contrato social em mãos você deve executar os seguintes procedimentos para adquirir seu CNPJ em Goiânia: 

  • Abrir uma conta bancária para a pessoa jurídica
  • Realizar a inscrição municipal 
  • Se cadastrar na Caixa Econômica Federal 
  • Cadastrar a sua empresa junto a Previdência Social  
  • Solicitar o Alvará de funcionamento para seu estabelecimento 
  • Realizar a inscrição Estadual 
  • Solicitar o Alvará Sanitário 

Nesse artigo, te explicamos como abrir o seu CNPJ por um pequeno tutorial com as etapas importantes para que isso seja feito.  Não é um processo que podemos chamar de absolutamente simples, mas também não há motivo para achá-lo difícil.

Certamente, com a ajuda de um bom contador você conseguirá executar todos os passos com tranquilidade. Entre em contato conosco, pois podermos ajudar em todo o processo de abrir CNPJ em Goiânia.

Compartilhe!