Se você está pensando em montar um estacionamento em Goiânia, mas não sabe por onde começar, confira o passo a passo neste artigo!

Como é o mercado?

A ampliação da produção e circulação de veículos está diretamente relacionada ao crescimento da economia, pois foi proporcionado aos consumidores uma oferta de planos de financiamentos com maiores prazos de pagamentos. E, consequentemente, uma maior quantidade de veículos circulando.

Em São Paulo, por exemplo, “nascem” mais carros (são colocados em circulação 800 novos veículos por dia) do que bebês (500 crianças nascem diariamente).

Os problemas do trânsito caótico e da degradação da qualidade de vida da população proporcionadas pelo tempo gasto em deslocamento, não são mais privilégios das grandes metrópoles, hoje todas as capitais e até algumas cidades do interior já se preocupam em implantar políticas e ações para melhoria do trânsito urbano.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos – ANFAVEA, em 2005 o Brasil possuía uma frota com 23 milhões de veículos. Atualmente, a estimativa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) é de que a frota de veículos no final de 2018 era de cerca de 44,8 milhões, sendo 37 milhões de automóveis. Estes números demonstram a grandeza do setor, que mantém 1 veículo para cada 5 habitantes.

Somente na cidade de São Paulo, por exemplo, existem aproximadamente 9 mil garagens, oferecendo um total de 900 mil vagas, com uma média de 70 milhões de veículos atendidos em um mês, de acordo com o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo – SINDEPARK. O mercado de empresas de estacionamento rotativo apresenta nível de crescimento acelerado.

abrir um estacionamento em Goiania 2 1400x788 - Como abrir um estacionamento em Goiânia?

Monte um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que descreve seu negócio, os objetivos e o caminho que deve ser traçado para alcançá-los. Por meio dele, é possível saber a viabilidade do empreendimento sob diferentes pontos – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo. 

Nesse documento, são incluídos planejamentos específicos para várias áreas do negócio, como finanças, marketing, comercial e logística. Por isso, este documento deve ser escrito a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais, para te auxiliar no momento da criação do empreendimento.

Escolha a localização da empresa em Goiânia

A localização é um aspecto determinante do sucesso do empreendimento: segundo o SEBRAE, a localização inadequada é responsável por 8% das empresas que fecharam as portas antes de completarem quatro anos de funcionamento. Especialistas no assunto avaliam que a escolha do ponto adequado responde por até 25% do sucesso do comércio. 

Na hora de escolher o local em que o estacionamento será instalado, é preciso levar em consideração:

  • O preço do aluguel;
  • A compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado: maior renda, maior sofisticação; menor renda, menor preço;
  • Visibilidade.

Estrutura 

A estrutura física ideal para a instalação é um espaço que comporta o número de vagas estimadas com base na rotatividade esperada. Deve haver também na estrutura alguns ambientes distintos para atendimento, espera, uma possível loja de conveniência ou oficina para carros, escritório, almoxarifado, além de vestiários e banheiros para funcionários e clientes.

Identifique a natureza jurídica

  • Empresário Individual (EI): uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • LTDA: é aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços.
  • Sociedade Simples (SS): exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. 
  • Sociedade Anônima (SA): todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações que podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

Defina o porte da empresa

  • Microempreendedor Individual (MEI): tipo de empresa cujo faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite sócios ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): é permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

Reúna a documentação

Para abrir um estacionamento em Goiânia, é necessário a apresentação de alguns documentos. Recomendamos, neste passo, que você busque a ajuda de um contador especializado em abertura de estacionamentos em Goiânia e que atente-se aos prazos.

Confira a documentação abaixo:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda.

ÚNICA

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Atuamos por células segmentadas, ou seja, por tipo de atividades dos nossos clientes.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Vai abrir uma empresa em Goiânia? Então, entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

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