Deseja abrir uma empresa em Goiânia, mas não sabe por onde começar? Saiba que abrir uma empresa pode ser um processo burocrático e demorado.

Para abrir uma empresa, é indispensável que seja feito um planejamento para definir as metas e objetivos do seu negócio, além de conhecer o mercado que você está inserido. Caso você não saiba como fazer um, continue lendo para aprender!

Mercado

Inicialmente, o empreendedor precisa fazer uma análise de mercado. Isso é importante para fazer um levantamento, conhecer a concorrência e observar mudanças e projeções. Desta forma, você saberá se sua ideia é viável e trará bons resultados. Afinal, é preciso que haja demanda do público pelo produto ou serviço.

Plano de negócio

O plano de negócio permite que o empreendedor tenha uma visão mais abrangente sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além disso, o plano de negócios também te dará informações detalhadas do ramo que você vai seguir, produtos e serviços, clientes, fornecedores, pontos fortes e fracos.

Embora não elimine os riscos, o plano de negócios evita que erros sejam cometidos pela falta de análises, diminuindo as incertezas.

abrir uma empresa em goiania 1 1400x788 - Abrir uma empresa em Goiânia: saiba como fazer um planejamento

Documentação necessária para abrir uma empresa em Goiânia

O empreendedor precisará separar alguns documentos para mostrar na hora de abrir o CNPJ em Goiânia. Eis alguns deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um dos sócios,
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
  • 2 cópias simples do IPTU do Imóvel
  • 2cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Lembrando que, dependendo do porte da empresa, tipo de atividade que exercerá ou se será aberta com sócios, pode ser solicitado outros documentos.

A falta de qualquer um dos itens da lista de documentos para abrir empresa em Goiânia acarretará no aumento do prazo de abertura da sua empresa.

Natureza jurídica

Verifique a natureza jurídica na qual sua empresa se enquadra, pois te ajudará a definir o regime jurídico do mesmo.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual: regime empresarial constituído por uma única pessoa.
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
  • Sociedade Limitada É aquela que é formada por duas ou mais pessoas a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços.
  • Sociedade Anônima: todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Neste caso, não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Sociedade Simples (SS): exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenham suas profissões. Como por exemplo: contadores ou advogados.

Contador

É importante encontrar um contador qualificado e especializado na área que você deseja abrir uma empresa. Por isso, é essencial que você saiba como contratar um consultor contábil em Goiânia.

Alguns critérios para contratar um escritório são:

  • Verificar o atendimento;
  • Verificar se a estrutura é adequada para atender os clientes;
  • Identificar se há um departamento específico para a abertura de empresas.

É necessário contar com um serviço que é referência no ramo, e para isso, você pode contar com a Única Contábil. Entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe!