O plano de negócios é um documento que descreve, de forma detalhada, todos os objetivos e ações que devem ser realizadas para que as metas da empresa em Goiânia sejam alcançadas. Como, por exemplo, o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado do negócio, tanto em formação, quanto em expansão das atividades.

Um dos pontos mais importantes do plano de negócios é a definição de seus objetivos, que deve ser feita de forma clara e direta. A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.

Para desenvolver um plano de negócios, é preciso levar em consideração os esforços que serão empregados por parte dos empreendedores, as estratégias para atração de investimentos, bem como o que deve ser feito para minimizar eventuais riscos que podem gerar incertezas dos investidores, consumidores e no próprio mercado. 

Confira abaixo o passo a passo!

plano de negocios 1400x788 - Como fazer o plano de negócios da sua empresa em Goiânia?

Pesquise

Todo planejamento requer uma pesquisa de mercado, identificação de prioridades, criatividade, conhecimento sobre as tendências e algumas noções básicas de finanças e economia. Além disso, é importante entender o atual contexto socioeconômico de Goiânia, do país e do mundo, a fim de identificar as principais questões que podem impactar o negócio que está sendo delineado.

Responda algumas perguntas

Ao iniciar a elaboração de um plano de negócios, é importante perguntar-se: qual é o modelo do meu negócio e quais pessoas estarão envolvidas no projeto? A partir disso, é possível traçar as primeiras diretrizes do plano de negócio, ao identificar de forma clara o tipo de negócio que será proposto e a equipe responsável pela sua elaboração e desenvolvimento. Logo após, é importante responder outras questões para aprofundar-se ainda mais, tais como:

  • Quais são os objetivos que eu pretendo atingir com o meu negócio em Goiânia?;
  • Qual é a minha motivação para fazer isso acontecer?;
  • Como posso desenvolver o meu negócio de forma a alcançar meus objetivos de forma efetiva?;
  • Quais os recursos necessários para que isso possa acontecer?

Crie uma estrutura

Preste atenção nos pontos fundamentais do plano de negócios. A estrutura essencial é constituída por: 

  • Descrição do tipo de produto ou serviço que pretende ser desenvolvido ou comercializado, destacando seu diferencial de mercado;
  • Identificação do público-alvo, a fim de estabelecer de forma clara quem será seu cliente, bem como definição de estratégias de marketing e relacionamento com esse cliente;
  • Descrição das atividades desenvolvidas pela empresa, diferenciando de forma clara e precisa a atividade principal das demais atividades secundárias.
  • Elaboração de um orçamento com a descrição dos custos do negócio e dos respectivos recursos financeiros necessários para realização do projeto, destacando os recursos já disponíveis como o capital de giro, bem como aqueles que ainda necessitam de captação, etc.

Única Contábil

Criada em 1997, a Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nossa missão é fornecer soluções em contabilidade e consultoria para empresas, almejando a satisfação dos seus clientes por meio da qualidade dos serviços, aprimorando conhecimentos tecnológicos e a qualificação profissional de seus colaboradores, visando o mercado com competitividade e lucratividade, ciente de suas responsabilidades sociais, tendo como propósito a busca da melhoria.

Entre em contato com a Única Contábil para mais informações!

Compartilhe!