Você sabe o por que de realizar um planejamento estratégico? Confira a resposta neste artigo!

Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que ajuda o gestor e sua equipe a tomarem decisões sobre como vão alocar seus recursos no próximo ano ou em um determinado período de tempo. Este processo envolve a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.

O planejamento estratégico define não só quais caminhos que a organização deve seguir, mas, principalmente, quais não seguir. Trata-se de fazer escolhas: desde definir a persona, o posicionamento, até o que será feito caso algo saia do cenário inicial previsto. 

Segundo Peter Drucker, considerado o pai do marketing, planejamento estratégico é:

“Um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

Um planejamento estratégico bem definido pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e sucesso de toda empresa, independente do porte ou do segmento de atuação.

planejamento 2 1400x788 - Como fazer um planejamento estratégico para a minha empresa em Goiânia?

Mas afinal, qual é o propósito por trás desse processo?

O grande objetivo de desenvolver um documento de planejamento é contar com um local para registrar diversas definições que são fundamentais para o negócio e para todas as áreas envolvidas:

  • Missão: É a razão de existir de uma empresa;
  • Visão: É o que a empresa aspira ser;
  • Valores: Conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes;
  • Metas de longo prazo: O que a empresa pretende alcançar;
  • Planos de ação: Passo a passo que precisa ser feito para alcançar as metas.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

O planejamento estratégico deve seguir algumas etapas lógicas para ser bem-sucedido. Confira abaixo o passo a passo para realizá-lo!

1. Comece pelo diagnóstico da empresa

A primeira etapa funciona como um raio X completo da organização, utilizando ferramentas para avaliar sua posição financeira, construção de marca, desempenho de processos, satisfação dos colaboradores, qualidade dos produtos e/ou serviços, entre outros fatores.

O método mais comum para avaliar as condições externas e internas de uma empresa é a análise SWOT, sigla para Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Na análise, devem ser incluídos todos os fatores que podem influenciar o andamento do negócio, desde questões internas e externas. 

2. Trace seus objetivos

Após mapear a conjuntura da empresa e pôr seus pontos-chave na mesa, é hora de definir as metas e objetivos. É preciso levar em conta o médio e curto prazo para realizar objetivos que exigem mais tempo. 

3. Prepare um cronograma

Ao traçar os objetivos, metas, estratégias e ações, o próximo passo é organizar tudo isso em um cronograma e deixar claro qual é a função de cada colaborador.

O cronograma deve conter as metas planejadas e os responsáveis, prazos de execução, indicadores de desempenho, recursos necessários e outras informações relevantes.

4. Coloque o plano em prática

Agora é hora de colocar em prática o planejamento estratégico e acompanhar de perto os resultados. Para isso, é preciso contar com indicadores de desempenho, pois eles serão sua principal referência para monitorar o progresso da empresa, mantendo o controle sobre cada ação.

5. Avalie e revise o plano continuamente

O planejamento estratégico é uma ferramenta dinâmica e, por isso, deve ser adaptada de acordo com as mudanças no caminho. Embora o plano seja de extrema importância, é necessário reavaliar continuamente as metas e, se necessário, fazer alguns ajustes conforme as circunstâncias.

Do contrário, ao desconsiderar as mudanças do mercado, você pode cometer erros e não aproveitar oportunidades ou detectar ameaças do mercado. Por isso, lembre-se de ser flexível e fazer as correções necessárias. 

ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

Compartilhe!