Você sabe o por que de realizar um planejamento estratégico? Confira a resposta neste artigo!
Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que ajuda o gestor e sua equipe a tomarem decisões sobre como vão alocar seus recursos no próximo ano ou em um determinado período de tempo. Este processo envolve a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.
O planejamento estratégico define não só quais caminhos que a organização deve seguir, mas, principalmente, quais não seguir. Trata-se de fazer escolhas: desde definir a persona, o posicionamento, até o que será feito caso algo saia do cenário inicial previsto.
Segundo Peter Drucker, considerado o pai do marketing, planejamento estratégico é:
“Um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
Um planejamento estratégico bem definido pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e sucesso de toda empresa, independente do porte ou do segmento de atuação.
Mas afinal, qual é o propósito por trás desse processo?
O grande objetivo de desenvolver um documento de planejamento é contar com um local para registrar diversas definições que são fundamentais para o negócio e para todas as áreas envolvidas:
- Missão: É a razão de existir de uma empresa;
- Visão: É o que a empresa aspira ser;
- Valores: Conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes;
- Metas de longo prazo: O que a empresa pretende alcançar;
- Planos de ação: Passo a passo que precisa ser feito para alcançar as metas.
Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?
O planejamento estratégico deve seguir algumas etapas lógicas para ser bem-sucedido. Confira abaixo o passo a passo para realizá-lo!
1. Comece pelo diagnóstico da empresa
A primeira etapa funciona como um raio X completo da organização, utilizando ferramentas para avaliar sua posição financeira, construção de marca, desempenho de processos, satisfação dos colaboradores, qualidade dos produtos e/ou serviços, entre outros fatores.
O método mais comum para avaliar as condições externas e internas de uma empresa é a análise SWOT, sigla para Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Na análise, devem ser incluídos todos os fatores que podem influenciar o andamento do negócio, desde questões internas e externas.
2. Trace seus objetivos
Após mapear a conjuntura da empresa e pôr seus pontos-chave na mesa, é hora de definir as metas e objetivos. É preciso levar em conta o médio e curto prazo para realizar objetivos que exigem mais tempo.
3. Prepare um cronograma
Ao traçar os objetivos, metas, estratégias e ações, o próximo passo é organizar tudo isso em um cronograma e deixar claro qual é a função de cada colaborador.
O cronograma deve conter as metas planejadas e os responsáveis, prazos de execução, indicadores de desempenho, recursos necessários e outras informações relevantes.
4. Coloque o plano em prática
Agora é hora de colocar em prática o planejamento estratégico e acompanhar de perto os resultados. Para isso, é preciso contar com indicadores de desempenho, pois eles serão sua principal referência para monitorar o progresso da empresa, mantendo o controle sobre cada ação.
5. Avalie e revise o plano continuamente
O planejamento estratégico é uma ferramenta dinâmica e, por isso, deve ser adaptada de acordo com as mudanças no caminho. Embora o plano seja de extrema importância, é necessário reavaliar continuamente as metas e, se necessário, fazer alguns ajustes conforme as circunstâncias.
Do contrário, ao desconsiderar as mudanças do mercado, você pode cometer erros e não aproveitar oportunidades ou detectar ameaças do mercado. Por isso, lembre-se de ser flexível e fazer as correções necessárias.
ÚNICA CONTÁBIL
A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.
Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.
Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!
Comentários