Você sabe o que é inovação? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

Para entender melhor o que significa gestão da inovação, é importante que a definição de inovação esteja bem clara, porque é comum haver confusão com invenção e descoberta. No entanto, não é tudo a mesma coisa. Entenda as diferenças:

  • Descoberta: novos conhecimentos frutos de pesquisas científicas;
  • Invenção: criação de um produto, serviço ou processo que tem potencial para resolver algum problema;
  • Inovação: aplicação comercial da invenção ou introdução de diferenciais que melhoram significativamente produtos já existentes.

Ou seja, inovar não significa necessariamente criar algo do zero. O termo remete à renovação e ao aperfeiçoamento. Em outras palavras, transformar algo que já existe e melhorá-la, tornando-a mais funcional e rentável.

INOVACAO 2 1400x788 - Como investir em inovação na minha empresa em Goiânia?

Mas como implementar a inovação em minha empresa em Goiânia?

Para implementar a inovação em uma empresa, é necessário montar um planejamento. É nesse momento que você precisa definir estratégias e determinar onde a sua empresa pretende chegar com esse processo.

1. Identifique necessidades, ameaças e oportunidades

É preciso identificar quais são os principais problemas que a inovação precisa resolver: melhoria de produtos ou serviços, otimização de processos, eliminação de gargalos operacionais etc. Também é necessário analisar os ambientes externo e interno para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

2. Institua uma cultura de inovação

Uma empresa sem cultura de inovação dificilmente consegue bons resultados. Isso porque é comum que os colaboradores se sintam retraídos em ambientes corporativos que não valorizam as opiniões dos colaboradores. 

É por isso que a inovação precisa ser incorporada à cultura organizacional. O objetivo é criar um ambiente livre onde qualquer colaborador possa propor soluções inovadoras.

3. Inclua a inovação em sua estratégia

Ao colocar práticas inovadoras no planejamento estratégico da empresa, torna-se mais fácil alinhar as expectativas com a realidade.

Além disso, é nesse momento que você definirá quais são os recursos que serão disponibilizados para implementar a inovação. Como o valor do investimento financeiro, materiais, tecnologias, pessoas etc.

4 Estimule a criatividade

Um ambiente favorável contribui para o pensamento criativo. Uma boa estratégia para melhorar o espaço nesse sentido é investir em diversidade.

Ao contratar colaboradores com bagagens diferentes, seja por causa da cultura, orientação sexual, raça ou padrões estéticos, é possível obter diversos pontos de vista sobre o mesmo problema. Isso ajuda no desenvolvimento de soluções diferenciadas e mais completas.

Além do mais, quando uma empresa demonstra respeito e valoriza as diferenças, os colaboradores se sentem mais confortáveis para serem autênticos. Sem bloqueios ou medos, a criatividade aflora.

5. Estruture um processo

Assim como os outros setores de uma empresa, o setor de inovação também precisa de processos bem estruturados para garantir a eficiência e os resultados previsíveis.

Em vista disso, crie um fluxo de inovação para orientar o processo. Por exemplo:

  • Geração de ideias;
  • Filtragem de ideias;
  • Estudos de viabilidade;
  • Desenvolvimento das ideias;
  • Acompanhamento de resultados.

ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

Compartilhe!