Público-alvo, também é popularmente conhecido como target (termo em inglês), significa segmento-alvo ou mercado-alvo. Trata-se de um determinado grupo de consumidores que têm um perfil semelhante e que deve ser o principal alvo das estratégias de marketing e vendas de uma marca. Ou seja, é o segmento do mercado que a sua marca deseja atingir com suas estratégias e campanhas. 

A sua definição começa com a segmentação de mercado. O mercado é fatiado em segmentos com perfis semelhantes, de acordo com características demográficas e comportamentais, tais como gênero, idade, escolaridade e estilo de vida. Esses dados são muito importantes para a empresa, uma vez que influenciarão decisões de consumo.

É muito importante que o empreendedor mergulhe em análise e pesquisa de mercado. Somente assim, ele poderá identificar e conhecer o seu perfil de público-alvo. Ao identificar esses segmentos, a empresa seleciona aqueles em que deve mirar, visando alcançar o maior número de pessoas que tenham mais afinidade com a marca e mais chances de virarem clientes

Como definir o público-alvo da minha empresa em Goiânia?

A definição do público-alvo é um processo que vai desde a análise do mercado até a criação de estratégias para cada segmento-alvo.

Então, veja agora o passo a passo para definir o público-alvo da sua empresa em Goiânia e as perguntas que podem ajudar nesse processo:

1. Pesquise o mercado e entenda o cenário atual

O primeiro passo é analisar o mercado. Para isso, você pode responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os comportamentos e hábitos de consumo no seu segmento de atuação? 
  • E quais as necessidades dos consumidores? Quantas e quais não estão sendo atendidas? 
  • Como os concorrentes atuam? Como eles segmentam o mercado? Quais características importam para eles? Qual posicionamento adotam?
  • Quais são as principais tendências sociais, ambientais, culturais e tecnológicas? Como esse cenário pode afetar os consumidores e o seu negócio?

Essas questões vão ajudar você a enxergar as oportunidades e ameaças do seu negócio em Goiânia.

2. Conheça o seu negócio e o seu produto

Além do ambiente e fatores externos da sua empresa, é preciso conhecer a fundo a sua empresa e os seus produtos para entender quais soluções eles entregam. Para isso, pergunte-se:

  • Qual é a proposta de valor da marca? E dos produtos?
  • Por que uma pessoa compraria o seu produto?
  • Qual é o problema que seu produto ou serviço resolve?
  • Resolver esse problema é relevante para o consumidor?
  • Quais benefícios ele entrega ao consumidor?
publico alvo2 1400x788 - Como definir o público-alvo da sua empresa em Goiânia

3. Segmente o mercado

Depois que você já tem um panorama sobre o mercado, o consumidor e o seu produto, é possível definir as bases da segmentação para dividir o mercado.

Retome as variáveis geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais e trace o perfil do público que consome o seu setor de produtos ou serviços.

4. Identifique a atratividade dos segmentos

Após a divisão de mercado, é preciso analisar quais segmentos apresentam maior potencial para a sua marca. Algumas perguntas podem ajudar a responder qual segmento deve ser o seu alvo, confira abaixo!

  • O segmento já tem suas necessidades atendidas por concorrentes?
  • É grande o suficiente para gerar lucro?
  • Está em crescimento? Não vai desaparecer em pouco tempo?
  • É homogêneo? As pessoas vão responder de forma semelhante ao marketing?
  • A marca consegue alcançar esse segmento com estratégias de marketing?
  • Como são as barreiras de entrada e de saída?

5. Selecione um ou mais segmentos-alvo

Chegou a hora de definir qual o público-alvo da sua marca em Goiânia. No momento de definir, é importante documentar a descrição das características para que todo o time tenha conhecimento e acesso sempre que precisar.

6. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo

Ao definir o target, é possível traçar o posicionamento do mercado, de maneira que consiga traçar estratégias específicas para eles. Essas estratégias se referem ao mix de marketing, também conhecido como os 4 Ps do marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção.

Única Contábil

Criada em 1997, a Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nossa missão é fornecer soluções em contabilidade e consultoria para empresas, almejando a satisfação dos seus clientes por meio da qualidade dos serviços, aprimorando conhecimentos tecnológicos e a qualificação profissional de seus colaboradores, visando o mercado com competitividade e lucratividade, ciente de suas responsabilidades sociais, tendo como propósito a busca da melhoria.

Entre em contato com a Única Contábil para mais informações!

Compartilhe!