Você sabe o que é persona? E como defini-la? Saiba, neste artigo, tudo sobre o assunto!

Persona é definido como a representação fictícia do seu cliente ideal. A criação da persona é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Além disso, a persona possui uma história pessoal, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Ao criar uma persona, você conseguirá ter uma ideia mais clara e fiel à realidade de quem são seus clientes em potencial, além de saber o que eles gostam, problemas que enfrentam e como seu produto/serviço poderá ajudá-los.

É comum que os termos persona e público-alvo sejam confundidos. No entanto, a persona surge justamente pelo contato com o público-alvo. Dessa forma, a partir de uma análise do público-alvo, é possível identificar as características em comum e definir a persona.

Ao contar com uma base de clientes, você terá a fonte ideal para começar a analisar. 

É importante ressaltar que a persona não é classificada apenas por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

A partir de todas essas informações, você encontrará o tom ideal para interagir com as pessoas e, assim, é possível até pensar nas ferramentas e design mais atraentes para elas, como cores e imagens.

Além disso, com dados mais específicos sobre os clientes em potencial, você conseguirá entender suas dores e medos com mais precisão. E, consequentemente, oferecer as soluções mais adequadas.

Persona 2 1400x788 - Como definir a persona do meu negócio em Goiânia?

Como criar uma persona?

Para iniciar o processo de criação de uma persona, é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seus usuários. 

Confira a seguir como coletar estas informações!

Coleta de dados dos usuários e clientes

Como dissemos anteriormente, para entender quem é a sua persona, é necessário fazer uma pesquisa de campo e levantar todo o tipo de informações existentes. 

Neste momento, você irá coletar dados dos seus clientes e usuários que já conheçam a sua marca e encontrar pontos em comum entre eles. Caso você ainda não tenha uma base de clientes e esteja iniciando um negócio, você pode montar uma pesquisa qualitativa e buscar a opinião das pessoas sobre as soluções que pretende oferecer para encontrar pontos em comum. 

Faça as perguntas certas

Você pode realizar as perguntas abaixo para levantar informações do seu cliente ou possível cliente.

Demográfica

B2C

  • Qual seu gênero? 
  • Idade? 
  • Cidade? 
  • Escolaridade?

B2B

  • Qual é o seu cargo? 
  • Segmento da empresa? 
  • Tamanho da empresa?

Como é sua rotina?

  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos e obstáculos para atingi-los?
  • O que você faz no seu trabalho? 
  • Quais são seus maiores desafios?

Consumo de conteúdo

  • Quais redes sociais você usa?
  • Como você se mantém informado?
  • Como você aprende novas habilidades?
  • Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?

Hábitos de compra

B2C

  • Quais marcas você costuma usar?
  • Como você se informa sobre marcas e produtos? 
  • Onde costuma comprar?
  • Em quais canais você prefere interagir com marcas?

B2B

  • Quais marcas a sua empresa usa? 
  • Como é o processo de compra?

Relação com a empresa

  • O que te levou a procurar as soluções da empresa?
  • Como a empresa te ajuda a solucionar seus desafios?

Analise os dados coletados

Após realizar a pesquisa de mercado, é o momento de organizar as informações e analisar as respostas que se repetem.

Tabule as informações 

Ao listar as informações em uma planilha, como Excel ou Google Planilhas, ficará mais fácil de avaliar e perceber dados em comum. Por isso, a importância de perguntas “fechadas”, que não abrem margem para textos muito longos, podem facilitar o processo de apuração de dados. 

Estruture a Persona

Após as perguntas e a apuração de informações será mais fácil perceber padrões de comportamento que se repetem e poderá utilizar isso como início da base da construção da 

A partir das informações, é possível começar a desenvolver uma história de vida, e listar hábitos de consumo e comportamentos da persona. 

ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Vai abrir uma empresa em Goiânia? Então, entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

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