Saiba, neste artigo, tudo sobre o funil de vendas e quais as etapas desse processo!

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda e, em muitos casos, o pós-venda. Ou seja, é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.

Este processo consiste em conduzir ou acompanhar o cliente durante o processo de compra até o fechamento do negócio.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Durante o processo de compra, o cliente atravessa uma jornada. Nela ocorre o primeiro contato, a pesquisa que ele faz sobre o produto/serviço até chegar na compra.

Por exemplo, um cliente que acabou de descobrir seu produto está menos pronto para comprar do que um que leu as avaliações.

Para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, a jornada é dividida em partes. Assim, define-se as etapas do funil de vendas. Estas três etapas são conhecidas como: topo, meio e fundo. 

Vejamos mais a seguir!

Funil Vendas 1400x788 - O que é funil de vendas e para que serve?

Topo do funil 

O topo do funil é conhecido como a etapa da consciência. Até este momento, a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema. Nessa etapa geralmente estamos lidando com visitantes, pessoas que chegaram até o seu site de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem nenhuma informação.

Aqui, você deverá fornecer materiais que o ajude a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo Esta deverá ser uma tentativa de convertê-las em leads e fazê-las andar no funil.

Meio do funil 

Após entender sobre o assunto e perceber que tem um problema, o visitante busca maneiras de saná-la. Nessa etapa, lidamos com os leads, pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.

Como o lead não sabe bem como resolver seu problema, ele considera várias soluções. Aqui, você deverá deixar claro que seu objetivo é ajudá-lo, você estabelece uma relação de confiança que será benéfica quando o lead já estiver qualificado.

Fundo do funil 

No fundo do funil estamos lidando com MQLs (Marketing Qualified Leads). Trata-se de leads que passaram por todo o processo de educação e estão classificados como prontas para receberem o contato de um vendedor.

Após procurar por diferentes soluções, o MQL vai escolher qual acredita ser a melhor alternativa e fechará o funil de vendas, realizando a compra e se transformando enfim em cliente.

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