A gestão de risco é de extrema importância para o seu negócio em Goiânia. Veja tudo sobre o assunto neste artigo!

A gestão de risco pode ser definida como o conjunto de atividades coordenadas que têm como o objetivo principal gerenciar e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for a sua manifestação.

É uma estratégia que envolve um trabalho preventivo de se antecipar a possíveis situações e considerar a prática como parte dos processos da empresa.

Mas inclui também atuar de maneira prescritiva, isto é, quando o risco se manifesta sem ter sido previsto. Nesse caso, a gestão de risco busca estimular na empresa um comportamento dinâmico, para que ela responda com rapidez aos eventos, incertezas e mudanças de cenário.

Qual a importância da gestão de riscos?

No dia a dia das empresas, é fundamental saber lidar com as incertezas que permeiam as atividades. E é nesse cenário que a gestão de riscos se torna tão importante. Ter um departamento voltado exclusivamente para a gestão de riscos pode ser um grande diferencial.

Veja, a seguir, três benefícios da gestão de riscos! 

gestao de risco 1400x788 - O que é gestão de risco?

1. Proteger as organizações

As ameaças e ocorrências podem apresentar riscos na reputação e prejudicar a imagem da marca. Dependendo do impacto, os custos financeiros podem ser altíssimos para tratá-la.

Ao pensar nestes riscos com antecedência e possuir respostas planejadas para a situação podem ajudar a minimizar impactos negativos, bem como rever o ganho dessas situações. Nesse sentido, o importante é prever a amplitude do risco. Dessa forma, ao preparar-se o melhor possível, sua empresa pode ser muito mais resiliente a imprevistos de diferentes níveis de gravidade.

2. Melhorar a governança

Uma boa governança significa contar com mecanismos de controle das atividades da empresa, mantendo-as transparentes para todas as partes envolvidas e com um bom desempenho.

Desta maneira, a gestão de riscos também pode contribuir para a melhoria desta área. Ao realizar esse trabalho adequadamente, é possível aumentar a previsibilidade dos processos e evitar a ocorrência de grandes incidências, ajudando a alcançar um bom desempenho empresarial e ao atingimento de metas estabelecidas.

3. Permitir a melhoria contínua de processos

Identificar e analisar riscos é uma atividade que envolve uma profunda análise crítica, principalmente quando realizado no âmbito de processos. Ao contar com uma equipe dedicada ao estudo dos fluxogramas dos processos da empresa, a partir de uma perspectiva de ameaças e oportunidades, é possível perceber outras maneiras de implementar melhorias.

Dessa forma, é mais simples estabelecer uma cultura de melhoria contínua dos processos, mesmo que o foco seja na previsão dos riscos e em como serão tratados. Ressaltando que: os cenários das organizações são dinâmicos e é necessário estar preparado para quaisquer oportunidades e incertezas que podem ser oriundas das constantes mudanças.

ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

Compartilhe!