A gestão financeira é um conjunto de ações e processos administrativos que envolvem a análise, o planejamento e o controle das atividades financeiras de uma organização.

Portanto, qualquer empresa precisa adotar a gestão financeira. É por meio dela que se é possível avaliar as informações operacionais, analisar cenários, estabelecer metas, prazos e acompanhar os resultados corporativos. 

Ou seja, com uma gestão financeira eficaz, é possível mapear os processos de uma empresa, obtendo informações suficientes para entender quanto ela tem a receber, o que tem para pagar e como está o equilíbrio entre essas duas variáveis.

Szabo Morais autor do livro “Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas” explica que:

“A administração financeira, hoje conhecida como gestão financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma eficaz, à concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores ‘caminhos’ para a condução financeira da empresa”.

A gestão financeira é capaz de fornecer números reais sobre o caixa de uma empresa. Ela mostra como andam as suas reservas e os seus gastos, de modo a exibir um panorama geral das finanças do negócio.

Sendo assim, ela pode influenciar diretamente no fluxo de caixa de uma empresa. Esse é um setor importante, que precisa estar com as suas contas em dia para que o negócio ofereça lucro aos proprietários.

Para que a gestão financeira seja eficiente, ela precisa fornecer respostas assertivas sobre cada um dos pontos mencionados, revelando dados financeiros de maneira mais clara.

Gestao financeira 2 1400x788 - Táticas de Gestão Financeira que todo empreendedor em Goiânia deve conhecer

Previsão de Vendas para Gestão Financeira

Para manter seu planejamento financeiro no azul, a primeira tática é conhecer a previsão de vendas da empresa junto aos leads e clientes.

Isso significa que você precisa controlar este processo por meio de um funil de vendas.

Sempre existem maneiras de mapear a conversão de vendas. Este é o percentual de clientes que compram, em relação à todos aqueles que demonstram interesse de alguma forma. As ferramentas tecnológicas estão no mercado justamente para isso!

Compreendendo o processo de venda e o percentual de conversão, você consegue realizar estimativas de receitas. E, com isso, programar seu caixa para não entrar no vermelho.

Controle de Despesas Operacionais para Gestão Financeira

Ninguém fica rico controlando despesas fixas, mas esse controle é fundamental para ganhar escala e margem no seu negócio.

Quanto mais enxuta sua empresa for, mais estabilidade de resultados você terá. Com isso, menos dor de cabeça com um monte de despesas, imprevistos e caixa negativo.

Única Contábil

Criada em 1997, a Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para te ajudar a crescer! Nosso foco é levantar informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Quer receber mais dicas para empreender em Goiânia? Então, nos siga em nossos canais oficiais e acompanhe o nosso site!

Nossa missão é fornecer soluções em contabilidade e consultoria para empresas, almejando a satisfação dos seus clientes. Isso só é possível por meio da qualidade dos serviços, aprimoramento conhecimentos tecnológicos e a qualificação profissional dos nossos colaboradores.

Entre em contato com a Única Contábil para mais informações!

Compartilhe!