Confira a lista de documentos para abrir empresa em Goiânia e saiba quais são os tramites necessários!

Para empreender é necessário muito jogo de cintura e acima de tudo uma boa dose de coragem, acontece que essa tarefa também exige planejamento e o cumprimento de alguns procedimentos burocráticos. 

Muitas vezes o empreendedor quer abrir sua empresa e atuar na legalidade, mas encontra muita dificuldade no planejamento inicial do negócio e depois para executar os trâmites burocráticos para abrir sua empresa. 

Para te ajudar nesta tarefa, vamos explicar quais os passos iniciais para se abrir uma empresa, e um breve passo a passo para te auxiliar no processo.

Boa leitura!

O planejamento necessários antes de abrir uma empresa 

  1. Faça um documento de planejamento estratégico detalhando os campos de atuação da sua empresa;
  2. Desenvolve um documento de planejamento de marketing com as ações necessárias para posicionar sua empresa no mercado; 
  3. Faça uma pesquisa minuciosa de custo-benefício ao escolher o seu ponto de vendas e documente; 
  4. Faça um documento de finanças, prevendo a distribuição de recursos; 
  5. Por fim, crie um documento que distribua o recurso humano necessário para que a sua empresa entre em atividade. 

Lista de documentos necessários para abrir empresa em Goiânia 

Controladoria em Goiania - Aqui está a lista de documentos para abrir empresa em Goiânia
  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um dos sócios,
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada
  •  1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
  • 2 cópias simples do IPTU do Imóvel
  • 2cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Passo a passo burocrático para abrir sua empresa em Goiânia 

  • Definindo a natureza jurídica:  É importante contar com a ajuda de um contador nessa etapa, pois ao definir a natureza jurídica da empresa impacta diretamente no sistema de tributação ao qual ela será submetida.
  • Definindo o nome da sua empresa: Agora é hora de selecionar até três opções de nomes e realizar a consulta na junta comercial de Goiânia, dessa forma você descobre se ele está disponível e indica se a sua empresa é individual, Denominação ou Razão Social.
  • Consultando a Viabilidade: Nessa etapa o empresário precisa levar o IPTU do local físico que pretende atuar, para que o órgão competente da prefeitura de Goiânia avalie a viabilidade das operações dos seus negócios naquele local pretendido. 
  • Solicitando o Documento básico de Entrada: O DBA é obtido a partir da solicitação do documento junto a receita federal, com ele em mãos é possível ir para a etapa principal que é a construção do contrato social. 
  •  Construindo o Contrato Social: Chegamos ao principal documento dessa odisseia burocrática que é o Contrato Social, é ele o documento que contará a visão, missão e valores da empresa, assim como suas obrigações, a divisão de cotas e a modalidade societária. Toda a escrita deve ser feita com base no código civil.

Trâmites finais 

Estamos quase lá, mas alguns trâmites ainda precisam ser feitos, são eles: 

  • Faça conta bancária jurídica para a sua empresa;
  •  Execute a inscrição municipal junto a prefeitura de Goiânia;
  • Faça o cadastro da sua empresa na Caixa econômica federal
  • Cadastre-e como pessoa jurídica na previdência social;
  • Solicitar junto a prefeitura de Goiânia o Alvará de Funcionamento; 
  • Realize inscrição Estadual.

Podemos perceber que abrir uma empresa não é nenhuma tarefa impossível, mas também conserva um tanto de dificuldade ocasionada pela quantidade de passos a serem executados.  

Contar com o serviço especializado de um contador pode ser um grande diferencial é garantir que a sua empresa não caia em armadilhas tributárias ou equívocos contratuais.

Agora que você já conhece a lista de documentos para abrir empresa em Goiânia, entre em contato conosco e encontre um bom contador para te ajudar.

Compartilhe!