Mapear o processo de uma empresa é uma atividade que tem proporcionado ao empreendedor uma ampla visão do seu negócio.

A partir dele é possível compreender de maneira clara, precisa e objetiva a conjuntura da organização. Neste artigo, vamos explicar o que é a atividade, os benefícios e como fazer de forma simples. Confira!

MAS AFINAL, O QUE É MAPEAMENTO DE PROCESSO?

Mapeamento de processos em Goiania - Entenda como mapear o processo de uma empresa de forma simples

Podemos definir o mapeamento de processos como uma ferramenta operada com o intuito de mapear o processo de organização no que se refere aos fluxos, operações, objetivos e metas da empresa. 

O mapeamento de processos tem proporcionado ao empreendedor uma ampla visão do seu negócio. A partir dele é possível compreender de maneira clara, precisa e objetiva a conjuntura da organização. 

Dessa maneira, também são levados em conta as capacidades, as expertises e o aporte de recursos disponíveis para realizar uma gestão eficiente e bem-sucedida em seu funcionamento. 

Abaixo listamos 7 vantagens que o mapeamento de processos pode trazer para o seu negócio. 

AS VANTAGENS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS

  1. Com o mapeamento de processos, os gestores conseguem tomar decisões mais inteligentes e bem embasadas;
  2. Proporciona uma visão detalhada da conjuntura da organização;
  3.  Reflete positivamente no no ambiente organizacional como um todo; 
  4. Favorece para que os processos se tornem mais concisos e eficientes; 
  5. Auxilia na documentação dos processos organizacionais;
  6. Possibilita a padronização dos processos organizacionais;
  7. Por meio do mapeamento e dos dados documentados possibilita que o gestor altere o curso de processos que não estão funcionando como o esperado, dessa forma reduzindo custos. 

COMO FUNCIONA O MAPEAMENTO DE PROCESSOS?

Vamos te mostrar num pequeno tutorial como funciona o mapeamento de processos para sua empresa em Goiânia. 

  1. Compreendendo o processo: nessa etapa você define qual é o processo principal e começa a esboçar o mapa de processos; 
  2. Faça a modelagem do processo: após compreender o processo é importante que você verifique se ele é realmente eficaz para os objetivos traçados e se há gaps que precisam ser reformulados ou otimizados;
  3. Busque uma ferramenta de automatização do processo: nesta etapa você precisa identificar se há ferramentas de automatização que possam facilitar a sua vida, duas opções de ferramentas são a Robotic Process Automation e a Business Process Management Suite.
  4. Faça o monitoramento do processo: acompanhe continuamente o processo e se certifique de investir em melhorias para que a sua organização consiga se beneficiar de verdade das informações coletadas durante as etapas anteriores. 

SE VOCÊ DESEJA QUE O SEU NEGÓCIO SE BENEFICIE DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS E…

  1. Reduza custos;
  2. Otimize os resultados gerais;
  3. Consiga padronizar o trabalho; 
  4. Tenha maior facilidade ao realizar o controle das atividades.

Por fim, vale lembrar que um bom serviço de contabilidade com toda certeza te ajudará a implementar um mapeamento de processos eficaz, que pode transformar a realidade do seu negócio em Goiânia.

Portanto, entre em contato com a Única Contábil e encontre profissionais qualificados para mapear o processo de uma empresa.

Compartilhe!