Neste artigo, vamos explicar com escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia.

Assim que decide abrir uma empresa, o futuro empreendedor se vê repleto de burocracias e informações que muitas vezes não compreendem.

Uma delas, por exemplo, é com escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia. Por isso, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é uma natureza jurídica?

A natureza jurídica é o método que define as normas e exigências que os sócios terão que obedecer.

É por meio dela que o empreendedor saberá, por exemplo, o valor do seu capital inicia e quais deveres deverá colocar em prática para atuar dentro da lei. Além disso, também especificará quais serão seus benefícios legais.

Quais são as principais naturezas jurídicas?

abrir empresa em Pires do Rio - Como escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia?

 Qualquer pessoa que deseja abrir empresa precisará entender quais as naturezas jurídicas disponíveis e quais são os critérios para se enquadrar em cada uma delas.

Sendo assim, o primeiro passo para saber escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia é aprender sobre cada uma delas. Abaixo listamos as opções.

Microempreendedor Individual (MEI)

O MEI é a natureza jurídica para micros e pequenos empreendedores que possuem uma empresa constituída por uma única pessoa.

É ideal para trabalhadores autônomos que desejam se formalizar. É importante mencionar que para se enquadrar no MEI é necessário ter um faturamento máximo anual de até R$ 81 mil.

Empresário Individual

Antes conhecido como firma individual, o empresário individual é recomendado para empreendedores que atuam em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física (natural) titular da empresa.

Vale mencionar que o patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas.

Portanto, este é um modelo para quem não pensa em ter sócios. É uma natureza jurídica recomendada para profissionais autônomos, freelancers e profissionais liberais que desejam formalizar suas atividades.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

A EIRELI só permiti um sócio, o próprio empreendedor. Esse regime permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado. Para se enquadrar da EIRELI, é exigido um capital mínimo de 100 vezes o valor do salário-mínimo no momento do registro da empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal

O empresário pode abrir uma empresa sem sócio e não precisa de um capital mínimo. Além disso, não terá seu patrimônio pessoal comprometido em caso de prejuízo da empresa.

Sociedade Simples (SS)

É recomendada para empresas que atuam com atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões.

Sociedade Limitada

Permite dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. A Sociedade Limitada também possui separação jurídica dos bens.

Sociedade Anônima

Esse regime é interessante para empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso, não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

Manual para abrir uma empresa e comecar seu proprio negocio 1400x1027 1 - Como escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia?

Afinal, como escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia?

A melhor maneira de escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia é com a ajuda de um contador. O profissional fará diversas perguntas ao empreendedor e conseguirá, por meio dos seus conhecimentos, definir o melhor regime para o seu negócio.

Ainda não tem um contador para escolher a melhorar natureza jurídica para empresas de Goiânia? Recomendamos que leia nosso artigo com algumas dicas sobre como encontrar uma boa contabilidade em Goiânia.

Compartilhe!