O planejamento estratégico é essencial para que o empreendedor possa tomar boas decisões e ter um panorama do que é necessário fazer no presente para alcançar o sucesso no futuro.

Diante disso, entender quais são os critérios para desenvolver um bom planejamento estratégico é fundamental. Para entender melhor o que este documento representa para o seu negócio, é interessante pensar que sem ele, é como se você estivesse sentado no banco do passageiro de um carro, que neste caso é o seu negócio.

Sem ele, você empreenderá sem qualquer controle. “O planejamento estratégico coloca você atrás do volante. Ele serve como um roteiro que define a direção que uma empresa deve seguir e que ajuda os líderes a se prepararem para possíveis obstáculos. Empresas e mercados sem essa base e visão têm muito mais probabilidade de se perder, travar ou naufragar”, explica um artigo publicado no “The Alternative Board”.

Diante disso, é fundamental desenvolver o seu. Como? Por meio de uma base de conhecimento e 5 pontos que não podem faltar no documento. Vamos falar sobre cada um deles a seguir:

contador em Goiania 1400x933 - Planejamento estratégico: 5 pontos indispensáveis para desenvolver um para a sua empresa

1. Entenda definitivamente o seu negócio

O planejamento deverá avaliar o seu negócio no momento. Isso significa entender, por exemplo, alguns pontos chaves, como: quem é seu público-alvo, qual é o share de mercado que ela ocupa, quem são os fornecedores, qual o valor de mercado que ela tem no presente, as perspectivas de crescimento etc.

2. Desenvolva uma análise SWOT

A análise SWOT permite que o empreendedor conheça os principais pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças que pode encontrar. É um método essencial para obter uma análise crítica da empresa e para entender quais são seus pontos fortes.

3. Determine objetivos e metas

Após entender o contexto que a empresa está, bem como seus principais desafios, é importante definir os objetivos no planejamento. A partir dos dados financeiros do seu negócio, defina quais serão os objetivos para o futuro. Além disso, será necessário definir as metas que deverão ser colocadas em prática para alcançar todos os objetivos definidos.

4. Converse com sua equipe sobre o planejamento

Todos os gestores dentro da empresa precisam ter conhecimento sobre o que foi definido. Somente assim, a equipe poderá atuar dentro dos objetivos e metas. Por isso, após desenvolver o seu documento, é importante fazer uma reunião para que todos tenham conhecimento do planejamento.

5. Revise constantemente seu planejamento estratégico

Um bom planejamento exige que de tempos em tempos haja uma revisão. Isso permitirá que o empreendedor entenda se realmente está concluindo o que planeja. Além disso, mudanças podem ocorrer, e o documento precisa ser atualizado para acompanhar o ritmo da empresa.

Por fim, vale lembrar que outro documento, além de planejamento estratégico, poderá ajudar na sua vida empreendedora. Neste artigo, explicamos como desenvolver um plano de negócio para a sua empresa. Confira!

Compartilhe!