O planejamento financeiro é um dos aspectos mais importantes para o funcionamento e sustentação de uma empresa, pois oferece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos,” diz Lawrence Gitman explica, em seu livro Princípios da Administração Financeira.

Ele ainda enfatiza que “dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros”.

Como aplicar o plano financeiro na minha empresa em Goiânia?

O plano financeiro faz parte do plano de negócio. Por isso, antes de desenvolver o financeiro, a recomendação é aprender como desenvolver o plano de negócio. Caso você já saiba, continue por aqui e aprenda como melhorar a gestão financeira da sua empresa em Goiânia.

Defina os objetivos com o planejamento financeiro

O primeiro passo do plano financeiro é definir quais são os objetivos da empresa em Goiânia, além das metas que devem ser alcançadas para conquistar todos os objetivos. 

Desenvolva um controle financeiro

É essencial que a empresa tenha um controle do fluxo de caixa. Por meio do controle, o empresário saberá a quantidade exata de entrada e saída de dinheiro. A informação permitirá desenvolver uma gestão mais prática e segura.

planejamento financeiro 2 1400x788 - Planejamento financeiro: o que é e como aplicar em uma empresa em Goiânia?

Projete o crescimento da empresa

A partir do controle financeiro, o empreendedor poderá começar a projetar o crescimento mensal e anual do seu negócio. O dado é importante, pois permite investir com mais segurança.

Calcule o ROI

Todos os investimentos da sua empresa em Goiânia devem contar com o cálculo do ROI. A fórmula permite compreender qual é o retorno sobre o investimento. Sendo assim, o empreendedor saberá se está ou não investindo de forma eficiente.

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

Defina bons fornecedores

Seu fornecedor oferece produtos de qualidade e com preço realmente atrativo? Pensar sobre isso também faz parte do plano financeiro. O empresário deve contar com fornecedores que, de fato, agreguem valor ao seu negócio e que também possibilitem preços justos e bons prazos de pagamento.

Única Contábil

Criada em 1997, a Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nossa missão é fornecer soluções em contabilidade e consultoria para empresas, almejando a satisfação dos seus clientes por meio da qualidade dos serviços, aprimorando conhecimentos tecnológicos e a qualificação profissional de seus colaboradores, visando o mercado com competitividade e lucratividade, ciente de suas responsabilidades sociais, tendo como propósito a busca da melhoria.

Entre em contato com a Única Contábil para mais informações!

Compartilhe!