Um plano de negócio para empresas em Goiânia é fundamental para que os empreendedores tenham uma visão mais ampla do seu empreendimento. Além disso, o documento é fundamental para a tomada de decisão e ainda ajudará a equilibrar a parte financeira e os recursos humanos.

Neste sentido, qualquer empreendedor que deseja obter sucesso com o seu negócio precisa desenvolver um plano. Se este é o seu caso, saiba que neste artigo vamos explicar um passo a passo muito simples para que você para desenvolver o seu!

Os principais pontos de um plano de negócio para empresas em Goiânia

abrir empresa em Pires do Rio - Plano de negócio para empresas em Goiânia: passo a passo para fazer o seu!

Antes de falar sobre o passo a passo, é importante entender quais informações devem constar no seu plano que para que ele fique completo e possa atingir o seu objetivo, ou seja, auxiliar na jornada empreendedora. Abaixo listamos as principais informações que você precisará para montar o seu!

  • O que é o negócio?
  • Qual o propósito do seu negócio (missão, visão e valores)?
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?
  • Quais fornecedores serão necessários?
  • Quem serão os seus principais clientes?
  • Onde será localizada a empresa?
  • O montante de capital a ser investido?
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Passo a passo para desenvolver o seu plano de negócio completo

abrir empresa em Bela Vista de Goias - Plano de negócio para empresas em Goiânia: passo a passo para fazer o seu!

O plano de negócios é um estudo mais apropriado do que os empreendedores devem fazer para iniciar seus negócios. Isso porque este estudo apresenta a viabilidade do negócio e a que pode fornecer em relação ao crescimento. Diante disso, para desenvolver o seu será necessário:

Pesquise, pesquise e pesquise

A chave para entender se o seu negócio, de fato, tem boas perspectivas é a pesquisa.

Invista tempo em buscar informações sobre o mercado que deseja atuar, sobre seus futuros concorrentes, sobre a economia do país etc. Selecione todos os dados encontrados e coloque no seu plano de negócio.

Responda as perguntas corretas

Quando iniciar o desenvolvimento do seu plano, recomendamos parar um pouco e se perguntar: qual é o modelo do meu negócio e quais pessoas serão envolvidas no projeto?

A partir desta resposta, será possível traçar as primeiras diretrizes do plano de negócio, ao identificar de forma clara o tipo de negócio que será proposto e a equipe responsável pela sua elaboração e desenvolvimento.

Em um segundo momento, vale partir para uma segunda rodada de questionamentos:

  • Qual é a minha motivação para fazer isso acontecer?
  • Quais os recursos financeiros, humanos, estruturais são necessários para que isso possa acontecer?
  • Como posso desenvolver o meu negócio de forma a alcançar meus objetivos de forma efetiva?
  • Quais são os objetivos que eu pretendo atingir com o meu negócio?

A estrutura do seu plano

No seu documento, descreva o tipo de produto ou serviço que pretende ser desenvolvido ou comercializado, destacando seu diferencial de mercado. Além disso, desenvolva uma pesquisa de mercado para identificar seu público-alvo. Isso será fundamental para quando for colocada em prática uma estratégia de marketing.

O contador é seu aliado

Um escritório de contabilidade tem profissionais qualificados para desenvolver um plano de negócio para a sua empresa. Por isso, após identificar os pontos mencionados neste artigo, nossa recomendação é que você contrate um contador.

Ele poderá identificar, por exemplo, o montante de capital a ser investido, qual será o faturamento e em quanto tempo a empresa terá o retorno desejado.

Não tem um contador? Confira as dicas para encontrar um escritório qualificado para desenvolver um plano de negócio para empresas em Goiânia.

Compartilhe!