Abrir uma empresa em Goiânia está se tornando cada vez mais simples e menos burocrático no país. No Estado, é possível dizer que o processo completo de abertura de uma empresa pode levar em torno de 45 a 60 dias após a confirmação dos CNAEs da organização. Enquanto o tempo de processamento da sua etapa final leva em torno de apenas um dia e 10 horas.

Quando comparado a outros países, o processo de abertura de empresa em Goiânia ainda é muito demorado. Para ter uma comparação, na Nova Zelândia, Canadá e Cingapura, o prazo para ter em mãos todos os seus documentos empresariais não passa de dois dias.

Dentre todos os modelos de empresa que existem, o MEI, ou Microempreendedor Individual, é a forma mais rápida de abrir uma empresa, porém este modelo possui algumas limitações. Ele é ideal para prestadores de serviços e profissionais autônomos.

Confira a seguir algumas obrigações para se enquadrar como MEI.

  • Faturamento máximo de 81 mil reais por ano.
  • Só é permitido um funcionário por registro MEI. Ou seja, o titular do MEI e mais um contratado, que deverá receber o salário piso estabelecido por sua categoria.
  • Não é possível ser MEI e ter sociedade em outras empresas.

Outros modelos empresariais acabam não tendo um prazo tão estabelecido quanto o MEI, dependendo da atividade, a abertura pode demorar meses.

tempo para abrir empresa em Goiania 2 1400x788 - Quanto tempo leva para abrir uma empresa em Goiânia

Quanto tempo demora para abrir um CNPJ?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um documento de identificação de uma empresa e que formaliza sua atuação. Ele pode ser considerado com o CPF de uma empresa. O registro é composto por 14 números, e é emitido pelo Portal do Empreendedor.

Abrir CNPJ em Goiânia identifica e comprova a legalidade da empresa. Ele também serve para que o empreendedor consiga emitir nota fiscal, contratar fornecedores e funcionários como CLT, solicitar empréstimos, fazer pagamento de impostos e abrir uma conta bancária jurídica.

Com exceção de uma empresa como o MEI, que pode ser feito rapidamente pela internet, considere as seguintes etapas na abertura de um CNPJ:

  • Solicitação de viabilidade junto ao município, para verificar se as atividades são permitidas para o local escolhido;
  • Criação de um contrato social;
  • Com os documentos em mãos e o contrato social finalizado, vá para a Junta Comercial de Goiânia para dar entrada no processo de pessoa jurídica e poder receber o CNPJ;
  • Registre o CNPJ recebido;
  • Dependendo de sua atividade, será necessário obter a inscrição municipal e solicitar o Alvará de Funcionamento em Goiânia;
  • Caso o seu negócio seja um comércio ou indústria, também será necessário um cadastro especial no Ministério da Fazenda.

Embora este processo pareça relativamente demorado, como podemos ver acima, toda a jornada de abertura de uma empresa não costuma passar de 60 dias, com algumas exceções.

É importante contar com o apoio de um contador especializado no ramo da sua empresa. Assim, você cumprirá com todas as obrigações e iniciará sua jornada da forma mais rápida e segura possível. Conte com a Única para te ajudar em todo o processo de abertura de empresa em Goiânia.

Compartilhe!