Entenda, neste artigo, como estar em dia com a responsabilidade social faz diferença na sua empresa em Goiânia

Em algum momento da vida você já deve ter se deparado com empresas que são reconhecidas pela responsabilidade social que carregam em sua marca. Confira como o atributo é necessário para que sua marca seja vista como além da comercialização. 

O que é responsabilidade social? 

Ter responsabilidade social é ter consciência sobre os deveres que a empresa deve ter diante da sociedade, além da obtenção de lucros.  

Ações como a reciclagem ou a redução do consumo de energia, por exemplo, incentivam positivamente a sociedade na conscientização necessária para que, no futuro, o meio ambiente progrida sem prejuízos ou sofra com escassez de recursos naturais. 

Por isso, agir em prol do social estabelece a ideia de trabalho mútuo entre tudo e todos, beneficiando o presente e futuro.  

Antes de tudo, entenda como se formam algumas vertentes da responsabilidade social! 

Responsabilidade Social 2 1400x788 - Responsabilidade Social: o que é e qual a importância para sua empresa em Goiânia

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Trabalhada voltada para a transparência da empresa, o ramo atua pensando na sociedade e suas questões éticas, sociais, trabalhistas, entre outras. 

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Semelhante a RSC, a empresarial acaba se voltando para os stakeholders da organização (todos os públicos que se interessam pela empresa) como fornecedores e clientes. 

Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Fazendo parte da ética empresarial, o movimento concede destaque para a imagem da empresa, já que volta-se a temáticas que envolvem questões como comunidade e meio ambiente de forma única.  

Com o conjunto de ações em dia e bem divulgadas, o negócio poderá contar com as ações em momentos que podem ser prejudiciais para a imagem, como crises. 

Incentive ações dentro do trabalho

Ao falar sobre responsabilidade social, empresas como Bradesco e Walmart são referência no mercado com iniciativas que reconhecem a importância em incentivar a educação em comunidades e trabalhos voluntários. 

Dessa forma, valores são gerados em prol da empresa e seu segmento no mercado. Não acredite que por conquistar sua carteira de clientes o trabalho está feito! Continue elaborando objetivos que tragam o cliente ainda mais para perto da sua marca. 

Confira algumas ações para iniciar na sua empresa! 

  • Campanha de doações 
  • Ações voltadas ao meio ambiente
  • Educar o público-alvo

País atento a sustentabilidade

Se você, empreendedor, acredita que possuir esse papel não incentiva em nada no processo de vendas do seu negócio ou acaba sendo perda de tempo para outros pontos mais relevantes, é isso que deve ser repensado! 

Cerca de 87% dos brasileiros optam por organizações que fazem uso de práticas sustentáveis, segundo a Union+Webster, agência de pesquisa norte-americana que contou com a divulgação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Já havia se informado sobre isso? A adoção dessas mudanças ligam à questões como confiança do consumidor, cuidado e responsabilidade com o próximo. 

Seja referência no mercado 

A prática melhora as expectativas dos consumidores diante do desempenho dentro e fora da empresa. Afinal, um negócio responsável que garante o bem estar do social e ambiental mostra como seus valores atuam de forma contrária a práticas que prejudiquem a sociedade como um todo. 

Apoiar entidades nunca foi tão simples, seja referência! 

ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Vai abrir uma empresa em Goiânia? Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio! 

Compartilhe!