Os stakeholders poderão guiar você e sua empresa para decisões mais certeiras no mercado

Uma empresa é formada por vários públicos, você sabia? Há quem se engane sobre a marca dar atenção apenas aos clientes, esquecendo-se de investidores e stakeholders, por exemplo. Nesse artigo, você irá comprovar que o consumidor é apenas uma das muitas partes que se interessam pelo seu serviço. 

O que são stakeholders?

Traduzido de forma livre para o português, o termo stakeholders significa parte interessada, ou seja, variados públicos que se ligam diretamente ou indiretamente a sua marca.

Para você entender melhor, uma organização bem estruturada busca promover interações com todos que sejam impactados com as decisões da empresa, mantendo assim, um fluxo de comunicação que atinja todos. 

Dentro do mercado, enfatizamos que há dois tipos de stakeholders: primários e secundários, e para entender melhor onde cada um se encaixa os separamos para você:

Stakeholders 2 1400x788 - Stakeholders: o que são e qual a importância para o seu negócio em Goiânia

Stakeholders primários 

Possuindo influência direta com o seu negócio, o público primário (também chamado de público interno) é composto por alguns grupos, são eles: 

  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Clientes; 
  • Concorrentes; 
  • Investidores; 
  • Gestores. 

Stakeholders secundários

Não possuindo menos importância, os stakeholders secundários (públicos externos) são todos que não estão ligados a decisões como os primários, mas ainda sim influenciam na opinião pública que pode beneficiar ou não na hora das oportunidades de negócio.

Veja abaixo:

  • Governo;
  • Comunidades;
  • ONGs;
  • Imprensa;
  • Analistas financeiros. 

Com todos esses públicos e suas particularidades, fica difícil administrar cada um, não é?!  Por essa razão trouxemos algumas dicas para cuidar de todos! Confira.

Gerencie cada público 

E mais uma vez a palavra “Estudo” será abordada aqui na Única! Mas não precisa se preocupar, a missão de hoje será focada em segmentações, e para isso, a tarefa do dia é conhecer cada detalhe da sua marca para ver a melhor forma de chamar a atenção. 

Mas sem ansiedade! Saber ouvir também é primordial para que, além dos stakeholders perceberem como suas opiniões são relevantes para os próximos passos da empresa, as chances de que a decisão dê certo são ainda maiores, já que antes você terá acesso a um feedback. 

Promova ações

Com aquele planejamento estratégico para motivar os stakeholders da organização, a promoção de eventos pode incentivar o engajamento  que a empresa precisa. Além de proporcionar novas redes de contato com o networking

Eventos de lançamentos para clientes e imprensa ou ações de reconhecimento para colaboradores geram valor para o espaço de trabalho ao mostrar o empenho de cada setor, construindo relações duradouras com os clientes. 

Estar alinhado com todos os perfis interessados da empresa gera ainda mais conteúdos para que sua equipe esteja atenta, conteúdos estes com pesquisas prévias, eventos para estreitar laços e outras formas de se manter próximo a todos, analisando interesses e expectativas para os melhores resultados! 

 ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.

Vai abrir uma empresa em Goiânia? Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

Compartilhe!