Você sabe o que significa o termo valuation? E como defini-lo? Veja neste artigo as respostas!

Você saberia dizer quanto vale a sua empresa? Ao saber o valor da sua empresa em relação ao mercado, o empreendedor consegue planejar-se para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio. 

Talvez você não imagine, mas essa pergunta pode surgir em diversos momentos, como por exemplo, na hora de buscar um aporte de capital de risco. Por isso, todo empresário precisa conhecer bem o perfil do seu negócio e saber quanto ele tem, especialmente se quiser atrair e conquistar investidores.

Mas afinal, o que é valuation?

O termo valuation tem origem inglesa e significa avaliação de empresas. O valuation envolve o julgamento da posição que a empresa ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da organização, trabalhando com as percepções que os investidores e clientes têm a respeito da empresa.

Ao realizar o valuation, devem ser analisados diferentes componentes da empresa e, a partir disso, estimar o valor monetário dos seus ativos intangíveis, entre eles a própria marca, o relacionamento com o cliente e a tecnologia.

Calcular o valuation de seu negócio tem vários benefícios, tais como:

  • Identificar as características que valorizam a empresa;
  • Entender aspectos que a fazem valer menos;
  • Saber o quanto pode ser investido;
  • Entender o crescimento ao longo dos anos;
  • Negociar o valor da empresa com o societário.
valuation 2 1400x788 - O que é o valuation de uma empresa?

Como definir o valuation de uma empresa?

O valuation de uma empresa pode ser definido a partir de três formas:

  • Pela Renda (Fluxo de Caixa descontado) considere critérios como tipo de produtos vendidos ou serviços prestados, região onde a empresa está localizada, canais de vendas, despesas com marketing, entre outros;
  • Enquanto pela taxa de desconto, deve-se considerar o custo de capital utilizado, seja ele próprio do negócio, seja de terceiros, ou ainda, a combinação de ambos;
  • Já pela estimativa de crescimento da empresa, a base é a capacidade de aumento do faturamento sem que, para isso, sejam gerados novos custos. Em outras palavras, a capacidade de escalabilidade do negócio.

ÚNICA CONTÁBIL

A Única Contábil é um escritório de contabilidade em Goiânia que veio para contribuir na integração do cliente com informações relevantes sobre seu negócio que corroboram com seu crescimento e sustentabilidade empresarial.

Nosso escopo excede a entrega de conformidade legal contribuindo de forma efetiva na gestão empresarial através dos departamentos Contábil, Fiscal/Tributário, Trabalhista e Societário.
Entre em contato com a Única e tenha a melhor solução contábil para o seu negócio!

Compartilhe!