Você tem pensado em abrir uma franquia em Goiânia? Saiba que essa é uma excelente oportunidade de negócio para a região.

Franquia é um sistema no qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Embora abrir uma franquia demande um investimento maior do que começar em um negócio do zero, a franquia garante mais chances de sucesso. A abertura de uma franquia em Goiânia é uma opção segura para o empreendedor que vê possibilidade de explorar novas oportunidades de empreendimento. Não é para menos que a rede de franquias é um dos destaques na lista de negócios lucrativos em Goiânia.

Uma das grandes vantagens de uma rede de franquias é a capacidade de construir uma reputação no mercado local com facilidade. Além disso, dispõe de fornecedores próprios, que podem ter condições de pagamento adequadas às condições do empreendedor, pois as compras serão feitas em grandes proporções.

O franqueado ainda pode aproveitar da vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou os produtos no mercado e já conhece o perfil do cliente. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de venda e às estratégias dos concorrentes.

A abertura de uma franquia também proporciona um gerenciamento mais seguro. Sabemos que encontrar um profissional qualificado para ser gerente de um empreendimento nem sempre é fácil. Muitas das vezes, é necessário ainda realizar um treinamento para qualificar este profissional. Já no caso da franquia é que o proprietário pode atuar como gerente do seu negócio, por conta da experiência já adquirida.

Além disso, o franqueado possuirá autonomia e independência jurídica e financeira em relação ao franqueador, embora não seja total. A franquia será uma pessoa jurídica distinta, e todas as operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.

Algumas outras vantagens de abrir um franquia em Goiânia:

  • Risco reduzido no investimento;
  • Por conta da existência de informações concretas sobre o comportamento dos consumidores, as previsões financeiras e de mudanças são facilitadas, auxiliando na tomada de decisões do andamento do negócio;
  • Possibilidade de abertura sem necessidade de experiência aprofundada do setor;
  • Padronização de preços com margens de lucro extremamente rentáveis e favoráveis ao investidor;
  • As previsões de mercado proporcionam um ambiente mais seguro para investimentos futuros;
  • Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço;
  • Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço;
  • Facilidade na resolução de problemas em que outras unidades já obtiveram solução;
  • Facilidade na contratação de bons funcionários.
abrir uma franquia 1400x788 - Quais as vantagens de abrir uma franquia em Goiânia?

Desvantagens na hora de abrir uma franquia

Assim como em qualquer negócio, também há algumas desvantagens na abertura de uma franquia. Os sistemas de franquia possuem pouca flexibilidade e os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.

O fato do franqueador poder determinar a localização exata do estabelecimento pode fazer com que, mesmo que o franqueado tenha um bom imóvel para a instalar a franquia, o franqueador determine outro local. 

Como pudemos ver, as franquias apresentam diversas vantagens em relação a uma empresa que está começando do zero e podem ser a opção ideal para quem quer começar um empreendimento, mas não quer correr riscos desnecessários.

Na hora de abrir uma franquia é importante ter o apoio de um consultor contábil em Goiânia especializado no ramo para que você cumpra com todas as obrigações e inicie sua jornada da forma mais rápida e segura possível. Conte com a Única para te ajudar em todo o processo de abertura de uma franquia em Goiânia.

Compartilhe!